No mês passado, as vendas faturadas de vidros processados (em m²) caíram 7,9% na comparação com abril. Isso é o que aponta o Termômetro Abravidro de maio. A marca representa “queda moderada” no volume de vendas. Este mês, o estudo traz novidades em relação à medição e apresentação dos dados – confira os detalhes mais abaixo.
“O resultado reforça a baixa demanda por nosso material, à beira do início do segundo semestre. É o primeiro mês de maio, desde o início do Termômetro em 2022, com desempenho negativo. No acumulado, o ano segue positivo, mas a luz de alerta deve estar ligada”, analisa Rafael Ribeiro, presidente da Abravidro.
A coleta de informações para a edição de maio ocorreu nos primeiros cinco dias úteis deste mês, por meio de formulário online, com total de 106 empresas respondentes.
Mudanças no estudo
A partir desta edição, o Termômetro passa a contar com uma grande novidade: a variação mensal agora é apresentada livre de efeitos sazonais e com ajuste de dias úteis.
A metodologia de dessazonalização consistiu na utilização de um modelo sobre a série de produção mensal de produtos minerais não metálicos do IBGE (cujo setor abrange as atividades industriais do setor de vidros processados). O ajuste de dias úteis considerou o calendário de dias úteis utilizado pelo mercado financeiro, somado à inclusão de meia-jornadas aos sábados e em feriados extraordinários (dias de jogos de Copa do Mundo, por exemplo).
Além disso, a base de dados do estudo (chamada de base 100) foi ajustada de dezembro de 2021 para abril de 2022, quando o Termômetro passou a considerar a participação de uma base expandida de respondentes – antes, no período piloto, apenas empresas ligadas à diretoria da Abravidro podiam participar.